Santa Filomena em Portugal

Festividades em 2022

banner homepage_icon

Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal, Bombarral

Festa da Natividade e Patrocínio de Santa Filomena

Imagem SF Após um necessário e merecido restauro, foi recolocada ao culto a imagem de Santa Filomena, facto celebrado com cerimónias no dia 8 de janeiro, sábado que precedeu o aniversário de Santa Filomena, festejado a 10 de janeiro.
"Um antigo altar voltou ao seu esplendor original e assim pôde ser substituída a pequena mesa que servia de altar.
A imagem de Santa Filomena perdeu as cicatrizes que o passar dos anos lhe tinha trazido."
A convite do reitor do Santuário, Padre Abílio Pinto, presidiu o Rev. Cónego Armando Duarte, assistente espiritual da deleção portuguesa da Arquiconfraria de Santa Filomena, cujos membros também marcaram presença.
Imagem SF Para além da bênção da imagem e dedicação do altar, procedeu-se também à benção do azeite oferecido pelos devotos e à cerimónia de admissão dos novos membros da Confraternidade.
Graças ao Padre Abílio Pinto e aos devotos locais de Santa Filomena, fez-se no Santuário do Senhor Jesus do Carvalhal aquilo que deveria ser feito em todos os locais onde as imagens de Santa Filomena foram retiradas do culto. Chegou a hora de reparar o mal que se lhe fez e aos seus devotos.

images/separador-horiz.png

16 de junho

Solenidade do Corpo de Deus, Lisboa

SCD-20220619-01.jpg A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, que celebrámos no passado dia 16 de Junho, teve, na cidade de Lisboa, o seu ponto alto, como acontece desde finais do século XIII, na Procissão presidida pelo Patriarca de Lisboa e que saiu da Catedral e a ela regressou, percorridas que foram as principais artérias do centro histórico da cidade.
SCD-20220619-02.jpg Nela se incorporaram muitos sacerdotes, as Irmandades do Santíssimo Sacramento, muitas outras Irmandades e confrarias e milhares de fiéis.
Também os devotos de Santa Filomena se associaram à Procissão que, pela sua dignidade e pelo profundo ambiente de oração que a envolve, constituiu um gesto eloquente de afirmação da nossa fé na Sagrada Eucaristia.
Mais uma vez, Santa Filomena esteve presente na procissão através do seu estandarte, transportado pelos elementos da Delegação Portuguesa da Arquiconfraria Universal.

images/separador-horiz.png

10 de agosto

Basílica dos Márties, Lisboa
Festa de Santa Filomena

FSF-20220810-Cartaz.jpg Cumprindo a tradição, tiveram lugar mais uma vez na Basílica dos Mártires em Lisboa as comemorações da Festa de Santa Filomena, com a celebração do seu martírio e da transladação dos seus sacros restos mortais.
FSF-20220810-Imagem.jpg A novena em honra da Santa, rezada de 1 a 9 de agosto, precedeu as cerimónias do dia 10 que tiveram início às 16h45, com recitação da Coroinha e da Ladainha de Santa Filomena.
Às 17h00 houve lugar à Santa Missa em honra da virgem mártir celebrada pelo Rev. Cónego Armando Duarte, Diretor Espiritual da Delegação em Portugal da Arquiconfraria Universal de Santa Filomena.
Ponto alto desta missa foi a cerimómia de investidura de mais devotos que assim se juntam à grande família Filomeniana como novos membros a Arquiconfraria. Que sejam muito bem-vindos.

FSF-20220810-Missa.jpg FSF-20220810-Devotos.jpg FSF-20220810-Novos.jpg

images/separador-horiz.png

de 9 a 14 de agosto

Ilha de São Miguel, freguesia da Lomba da Maia, Açores
Abertura à veneração dos devotos, da ermida dedicada a Santa Filomena

SMA-Img1.jpg "No passado dia 9 de Agosto, véspera do dia em que a igreja celebra a memória de Santa Filomena, Samuel Pacheco realizou o sonho da criança, abrindo à veneração dos devotos uma ermida dedicada àquela jovem-mártir, localizada no Caminho do Arrendamento, na freguesia da Lomba da Maia.
O Lagar vestiu-se de festa e entre sorrisos e lágrimas receberam a imagem de Santa Filomena na sua nova casa, fazendo-se história, pois ergueu-se na ilha de S. Miguel a primeira e única ermida dedicada àquela Santa.
E a invocação da santa mártir fica perpetuada nesta obra, cuja primeira fase ficou concluída e, estando apta a culto, foi celebrada a festa em sua honra nos dias 9, 10, 11 e 13 de Agosto.
De acordo com o programa celebrativo, no dia nove, a imagem foi levada pelas 20 horas até à ermida com a recitação do terço. No dia dez, dia de sua festa, realizou-se a tradicional bênção das vinhas pela relíquia de Santa Filomena e terço ao cair da noite.
No fim-de-semana a ermida esteve aberta para que pudesse ser visitada e no dia 14, à meia-noite, foi o encerramento com mudança definitiva da imagem para a ermida. Em Setembro será celebrará a primeira missa por ocasião da primeira «festa das vindimas»”.

SMA-img2 SMA-img4 SMA-img3

Fontes: dos nossos colaboradores, a quem agradecemos a cortesia:
   - Texto: Dr. António Pedro Costa in Correio dos Açores, página consultada em agosto de 2022.
   - Fotografias: Dr. Samuel Pacheco.

images/separador-horiz.png

17 de setembro

Visita do Reitor do Santuário a Lisboa

vdg-202209817-01.jpg Durante a sua visita a Lisboa, D. Giuseppe Autorino, reitor do Santuário de Santa Filomena em Mugnano del Cardinali, Itália, concelebrou com o Rev. Cónego Armando Duarte, as cerimónias eucarísticas em honra de Santa Filomena que decorreram no Sábado, dia 17 de Setembro, na Basílica Dos Mártires.
vdg-202209817-02.jpg As cerimónias tiveram início às 17h00 com a recitação da coroinha de Santa Filomena e do terço, após o que se seguiu a Missa solene, concelebrada pelos dois sacerdotes e durante a qual os fiéis presentes tiveram a oportunidade de ouvir as palavras proferidas por D. Giuseppe, assim como uma mensagem dirigida à comunidade portuguesa.

vdg-20220917-03.jpg vdg-20220917-05.jpg vdg-20220917-04.jpg