2025-04-20
Domingo de Páscoa – Ano C 2025
Leitura do Livro dos Atos dos Apóstolos (Atos 10,34.37-43)
Ideia principal: O caminho que Jesus percorreu conduz à Vida: Por isso Deus O ressuscitou. Os discípulos disso são testemunhas… a todos devem anunciar esse “caminho”, percorrendo-o eles próprios.
- Os Atos, obra de Lucas, também o autor do 3º Evangelho, conta-nos como os discípulos, depois de terem feito a experiência de encontro com o Ressuscitado e animados pelo Espírito Santo, que desceu sobre eles, se tornaram testemunhas da Ressurreição. É por excelência, um livro “pascal”; por isso a Igreja o lê durante o Tempo Pascal. O “tempo” dos Atos, é o “tempo” da Igreja, que nasceu de Jesus e vive d’Ele.
- A passagem hoje lida relata o primeiro anúncio de Pedro aos pagãos, feito em Cesareia Marítima, em casa do centurião Cornélio. Começa por referir os acontecimentos aos quais os Doze foram associados (cf. At 1,21-22), sublinhando a missão de testemunhas que, para ele, estava confinada ao povo judeu. Em Cesareia, Pedro começa a tomar consciência que essa missão é mais alargada: a boa nova é para todos os povos!
- Testemunhas de quê? Da Ressurreição, a partir de uma experiência muito concreta: “Nós que comemos e bebemos com Ele depois de ter ressuscitado dos mortos” (v.41). Sendo assim, será que podemos nós ser testemunhas da Ressurreição? Sim, no batismo, nós passámos da morte à vida. Se abandonámos as obras da morte – ódios, invejas, violências, adultérios… – então podemos ser testemunhas da Ressurreição.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Cristo Vivo! Passaste pelo mundo “fazendo o bem e libertando todos os que eram oprimidos”; morreste na cruz por causa da vida que viveste; mas não ficaste da morte! Senhor Jesus, Tu que me chamas a ser testemunha da Ressurreição, liberta-me das obras da morte que deveriam ter ficadas sepultadas no batismo! Como poderei ser testemunha da vitória sobre a morte, estando morto? Vem em meu auxílio, Jesus! Amem!
LEITURA I – Atos dos Apóstolos 10,34.37-43
Naqueles dias, Pedro tomou a palavra e disse:
«Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judeia,
a começar pela Galileia, depois do batismo que João pregou:
Deus ungiu com a força do Espírito Santo a Jesus de Nazaré,
que passou fazendo o bem
e curando a todos os que eram oprimidos pelo Demónio,
porque Deus estava com Ele.
Nós somos testemunhas de tudo o que Ele fez
no país dos judeus e em Jerusalém;
e eles mataram-n’O, suspendendo-O na cruz.
Deus ressuscitou-O ao terceiro dia
e permitiu-Lhe manifestar-Se, não a todo o povo,
mas às testemunhas de antemão designadas por Deus,
a nós que comemos e bebemos com Ele,
depois de ter ressuscitado dos mortos.
Jesus mandou-nos pregar ao povo
e testemunhar que Ele foi constituído por Deus juiz dos vivos e dos mortos.
É d’Ele que todos os profetas dão o seguinte testemunho:
quem acredita n’Ele recebe pelo seu nome a remissão dos pecados.
.png)