Confraternidade de Santa Filomena

Recado do Diretor Espiritual

banner

2022-05-01

3º Domingo de Páscoa – Ano C


Leitura do Livro do Apocalipse (Ap 5, 11-14)


Ideia principal: Jesus, o Cordeiro imolado que venceu a morte! Em contexto litúrgico, diante do Cordeiro vitorioso, a criação inteira manifesta a sua alegria e o seu louvor.
- A liturgia celestial descrita no texto do Apocalipse (2ª Leitura) realiza-se diante d’Aquele que se senta no trono e o Cordeiro. Subjacente à ideia do Cordeiro, alguns pensam estar a fusão de duas grandes correntes do Antigo Testamento: a profética (o Servo de Yahvé que “era como cordeiro levado ao matadouro”) e a corrente litúrgica do cordeiro pascal. Evidenciando assim que, em Cristo, se cumprem a profecia e o culto.
- O Cordeiro (Cristo) é entronizado: ele assumiu a realeza e sentou-se no próprio trono de Deus. A cena é descrita como uma apoteose universal em que se unem, num coro empolgante, a Liturgia do Céu e a Liturgia da Terra. Ao coro celestial de miríades e miríades de milhares de Anjos, responde o coro de todas as criaturas que há no Céu, na Terra, no Xeol e no Mar. Este louvor e adoração, iniciativa dos Anjos, encontrou eco na Humanidade resgatada.
- Aos Anjos e aos homens, juntam-se outras criaturas… O homem utilizava-as para o mal, estavam sujeitas à escravidão do pecado, não delas, mas do homem, a quem Deus as confiou e as utilizava indevidamente. Só depois do sacrifício do Cordeiro o homem e transformar o seu coração, o homem passou a respeitar a finalidade das outras criaturas. Também para elas chegou a hora da redenção e, libertas para servir o bem, exultam de alegria.


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério


Jesus, nosso Cordeiro imolado! Eu Te bendigo e Te louvo por participar nesta “liturgia” que Te celebra, vencedor da morte, Ressuscitado, Aquele que apresenta o plano libertador de Deus que dá sentido aos dramas da Humanidade e ilumina a História com a luz de Deus. Junto a minha voz à dos Anjos, dos homens e, com toda a criação, exulto: “A Ti o louvor e a honra, a glória e o poder pelos séculos dos séculos».


LEITURA II – Ap 5, 11-14


Eu, João, na visão que tive,
ouvi a voz de muitos Anjos,
que estavam em volta do trono, dos Seres Vivos e dos Anciãos.
Eram miríades de miríades e milhares de milhares,
que diziam em voz alta:
«Digno é o Cordeiro que foi imolado
de receber o poder e a riqueza, a sabedoria e a força,
a honra, a glória e o louvor».
E ouvi todas as criaturas
que há no céu, na terra, debaixo da terra e no mar,
e o universo inteiro, exclamarem:
«Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro
o louvor e a honra, a glória e o poder
pelos séculos dos séculos».
Os quatro Seres Vivos diziam: «Ámen!»;
e os Anciãos prostraram-se em adoração.

ConegoArmandoDuarte

Cónego Armando Duarte