Santa Filomena em Portugal

Para rezar a Palavra de Domingo
breve meditação do Rev. Cónego Armando Duarte

banner homepage_icon

2025-06-22

XII Domingo do Tempo Comum – Ano C 2025


Leitura do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo
segundo São Lucas (Lc 9, 18-24)


Ideia principal: Jesus pergunta-te: “que lugar ocupo Eu no teu projeto de vida?” Acreditas n’Ele, caminhas com Ele, vives como discípulo? Da resposta a esta pergunta depende a resposta à pergunta de Jesus…

- «És o Messias de Deus», responde Pedro. Mas Jesus conhece bem os que escolhera, sabe que os discípulos acalentam sonhos de grandeza… Também eles esperam um “messias” político, poderoso e vencedor, por isso apressa-se a esclarecer as coisas: Ele é o enviado de Deus para libertar os homens, não pela força das armas, mas pelo amor e pelo dom da vida. No seu horizonte próximo não está um trono, mas a Cruz.

- «Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias e siga-Me». Esta é a proposta de Jesus faz a todos… não a faz, nem às elites, nem aos iluminados, mas a todos! A vida cristã consiste na aceitação quotidiana desta proposta; não apenas nalguns dias ou em determinadas circunstâncias. Para todos, todos os dias! Ser cristão é viver a vida em chave de amor, de serviço de entrega.

- «Se alguém quiser…», Jesus não dá como facto consumado a aceitação por todos do Seu seguimento. Perder a vida para a salvar não é algo que seja conatural à pessoa humana, nem é sequer uma decisão

fácil de tomar. Sendo uma proposta para todos, supõe, contudo, uma escolha pessoal, corajosa, lúcida e livre. Quem a faz, acaba vivendo ao jeito de Jesus, em consonância com a vontade do Pai.


Rezar a Palavra e contemplar o Mistério


“Jesus, bendito sejas! Com o Apóstolo Pedro, também eu creio que Tu és o Messias de Deus. Porém, na prática, reconheço que nem sempre és o meu único Senhor…Não raro me sinto bloqueado pelo egoísmo, pelo comodismo, pela mentira, pela indiferença, incapaz de renunciar à minha vida pelo Reino e pelos irmãos. Perdão, meu Jesus! Que o Teu Espírito sustente a minha fé e me torne livre para Te seguir. Amem.


EVANGELHO - Lc 9, 18-24


Um dia, Jesus orava sozinho, estando com Ele apenas os discípulos.
Então perguntou-lhes: «Quem dizem as multidões que Eu sou?»
Eles responderam: «Uns, João Baptista; outros, que és Elias;
e outros, que és um dos antigos profetas que ressuscitou».
Disse-lhes Jesus: «E vós, quem dizeis que Eu sou?»
Pedro tomou a palavra e respondeu: «És o Messias de Deus».
Ele, porém, proibiu-lhes severamente de o dizerem fosse a quem fosse
e acrescentou: «O Filho do homem tem de sofrer muito,
ser rejeitado pelos anciãos, pelos príncipes dos sacerdotes e pelos escribas;
tem de ser morto e ressuscitar ao terceiro dia».
Depois, dirigindo-Se a todos, disse: «Se alguém quiser vir comigo,
renuncie a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias e siga-Me.
Pois quem quiser salvar a sua vida, há de perdê-la;
mas quem perder a sua vida por minha causa, salvá-la-á».