2025-07-06
14º Domingo do Tempo Comum – Ano C 2025
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo
segundo São Lucas (Lc 10, 1-12.17-20)
Ideia principal: Os discípulos são enviados a anunciar a Boa Nova do Reino: com urgência, com simplicidade e com amor; Jesus manifestará neles e através deles a vitória do Reino sobre tudo o que escraviza o homem.
- São Lucas fala desta missão dos 72, diferente do envio dos Doze narrado nos Sinóticos: Mt 9, 5-23; Mc 6,6-13 e Lc 9,1-6. Os 72, são outros, não são os Doze; a missão de uns e outros não é a mesma, embora anos de tradição oral tenham aproximado muito o discurso de Jesus aos 72 e aos Doze. Lucas recolhe esta tradição para dizer que o anúncio do Reino não está reservado aos Doze. O nº 72 é uma alusão às 72 nações pagãs nascidas, depois do Dilúvio, da descendência de Noé. Simboliza o envio aos pagãos, tão presente em Lucas.
- «Pedi ao dono da seara…”. Os trabalhadores não são recrutados através de uma campanha publicitária, nem por patéticos apelos… São-nos dados por Deus, que gosta que lhos peçamos mediante a oração. O enviado é fruto da oração e é sustentado pela oração, sem a qual a missão não passaria de uma simples tarefa humana.
- «Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos». A força daquele que é enviado está na palavra que anuncia, que, contudo, pode ser recusada, deturpada, instrumentalizada, ridiculizada… O enviado parte ao encontro dos outros (também os das periferias…) - e não fica à espera que venham ter com ele - livre, centrado no essencial, sem perder tempo… Com um objetivo: levar a Paz ao coração dos irmãos.
Rezar a Palavra e contemplar o Mistério
Senhor da seara, bendito sejas pelo Teu Filho Jesus, pelos setenta e dois discípulos e por todos os missionários, cujos nomes estão inscritos nos céus. Senhor da seara: venha o Teu reino e haja paz nas nossas casas! Envia-me para a Tua seara… que a minha alegria esteja em seguir e imitar mais de perto a Jesus, em orar, trabalhar e entregar-me, procurando sempre a maior glória de Deus e a salvação das almas. Amem.
EVANGELHO – Lc 10, 1-12.17-20
Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles: senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’. Mas quando entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saí à praça pública e dizei: ‘Até o pó da vossa cidade que se pegou aos nossos pés sacudimos para vós. No entanto, ficai sabendo: Está perto o reino de Deus’. Eu vos digo: Haverá mais tolerância, naquele dia, para Sodoma do que para essa cidade». Os setenta e dois discípulos voltaram cheios de alegria, dizendo: «Senhor, até os demónios nos obedeciam em teu nome». Jesus respondeu-lhes: «Eu via Satanás cair do céu como um relâmpago. Dei-vos o poder de pisar serpentes e escorpiões e dominar toda a força do inimigo; nada poderá causar-vos dano. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem; alegrai-vos antes porque os vossos nomes estão escritos nos Céus».
.png)
Recados Anteriores
- Solenidade do Martírio de São Pedro
e São Paulo - 12º Domingo do Tempo Comum
- Solenidade da Santíssima Trindade
- Solenidade do Pentecostes
- Solenidade da Ascensão do Senhor
- 6º Domingo da Páscoa
- 5º Domingo da Páscoa
- 4º Domingo da Páscoa
- 3º Domingo da Páscoa
- Domingo da Divina Misericórdia
- Domingo de Páscoa
- Domingo de Ramos
- 5º Domingo da Quaresma
- 4º Domingo da Quaresma
- 3º Domingo da Quaresma
- 2º Domingo da Quaresma
- 1º Domingo da Quaresma
- 8º Domingo do Tempo Comum
- 7º Domingo do Tempo Comum
- 6º Domingo do Tempo Comum
- 5º Domingo do Tempo Comum
- Festa da Apresentação do Senhor
- 3º Domingo do Tempo Comum
- 2º Domingo do Tempo Comum
- Festa do Batismo do Senhor
- Solenidade da Epifania do Senhor
- Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
- Festa da Sagrada Família
- Solenidade do Natal do Senhor
- 4º Domingo do Advento
- 3º Domingo do Advento
- Solenidade da Imaculada Conceição
- 1º Domingo do Advento
- Solenidade de Cristo-Rei